Lista de geradores de mapas, cidades e dungeons para seu RPG

A gente outro dia falou aqui sobre um gerador ótimo para nomes, magias, inimigos e outras coisas aleatórias que podem vir a calhar numa sessão de RPG.

Mas dessa vez vamos focar apenas em mapas, mundos e cidades.

 

DONJON

Em minhas andanças pelos confins de fóruns e posts esquecidos de grupos de Facebook, me deparei com alguns links. Esses geradores podem facilitar na criação desse elemento fundamental para qualquer aventura. Donjon, por exemplo, é um criador de mundos fractal, baseado no código John Olsson. Nele você pode aumentar ou diminuir a porcentagem de água, gelo, formatos, posicionamento do mapa, paletas de cores e inclusive ver seu pequeno mundinho girando em 360 graus.

Legal né?

 

PYROMANCERS

Outro site bem bacana que ajuda bastante na criação principalmente de interiores (como dungeons, estalagens, tavernas, casas, entre outros…) é o  Pyromancers. Nesse site você pode personalizar totalmente seu mapa, escolhendo o piso, decoração do ambiente, paredes, plantas, colunas além de outras outras coisas! Se você precisa de mapas de interiores, ele é o perfeito pra você.

DAVE’S MAPPER

Outro gerador de dungeon sensacional é o Dave’s mapper, inicalmente pode parecer um pouco confuso, mas em pouco tempo você entende ele. Basicamente você tem vários estilos, feitos por vários artistas, e vai selecionando quais desses estilos você gosta mais. Eu particularmente acho que apenas um estilo é melhor, já que nem sempre estilos de dungeon diferentes encaixam bem entre si. Você pode aumentar o tamanho da sua dungeons, colocar grids quadradas ou hexagonais, e até fazer no formato de cubo, para imprimir, recortar e dobrar.

Resultado de imagem para daves mapper

INKARNATE

Esse dispensa apresentação. Inkarnate atualmente é considerador um dos melhores, se não o melhor criador de mapas e mundos. Nele você tem várias opções de textura de terrenos, construções, vilas, cidades e até alguns inimigos podem ser inseridos, como Dragões e Krakens. É simplesmente sensacional. Uma pena que a versão free não permita uma qualidade tão boa de imagem para impressão.

 

WATABOU

Por último, porém não menos importante, temos o Watabou, que é um gerador de mapas de cidades com muitas possibilidades de customização. Nele, além de você decidir se é uma cidade costeira, ou que tem um rio passando perto ou através dela, também pode selecionar os polígonos e mudar totalmente sua cidade.

Resultado de imagem para watabou city

 

Agora, o que mais me impressionou no Watabou ainda está por vir. O criador fez um gerador de mapas em 3D da cidade, e nesse momento está implementando uma versão que se encaixe com a versão aí de cima. Ainda em fase de testes com um gráfico bem simples, o Toy Town poderá fazer você ver como é a vista da sua cidade, com torres, castelos e encostas, além de poder ver como é a mesma cidade em diferentes climas como dia, noite, deserto, neve e nevoeiro.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para toy town watabou

 

Gostou? tem algum gerador aí que a gente se esqueceu? Coloca aí nos comentários!

Comentários